Quando um determinado número de indivíduos – a massa crítica – incorpora um determinado novo conceito ou paradigma, imediatamente este novo estado é incorporado pela totalidade da população.
1. MOTIVAÇÃO:Contribuir, com nossa experiência, conhecimentos, disposição e trabalho, para que nossos filhos e netos possam viver num Brasil mais justo, ético, e com menos desigualdades e maiores e melhores oportunidades de desenvolvimento para todos.
2. REALIDADE ATUAL:Hoje, mais do que nunca, vivemos no Brasil uma realidade inquietante e assustadora, fruto de uma combinação de crises: política, econômica, social e, principalmente, ética. A eclosão simultânea destas crises potencializa seus efeitos negativos com efeitos ruinosos sobre a nação, e, pior, projetando um cenário futuro incerto com baixo crescimento econômico, menores oportunidades de trabalho para os jovens, redução dos investimentos nas áreas sociais e de infraestrutura e a consequente ampliação das desigualdades sociais e o aumento da intolerância e da violência, no campo e na cidade. A incerteza quanto ao futuro que nos aguarda gera um estado de desânimo coletivo, desalento e mesmo de desesperança. É o medo alimentando o próprio medo!
3. ORIGEM E CAUSA DA REALIDADE ATUAL:Certamente há muitas causas e explicações para o momento atual. Entretanto, vamos nos restringir a apenas uma, que no nosso ponto de vista, é a origem da origem de todas as causas subsequentes: a crença da humanidade na separatividade, ou seja que somos todos seres isolados, desconectados uns dos outros e, portanto, nossa sobrevivência e bem-estar depende só de nós mesmos! Sim, é verdade, somos seres individualizados, mas não somos desconectados uns dos outros. Ao contrário, há uma total e completa interdependência entre cada ser vivo deste planeta! De tal forma e a tal ponto que qualquer pensamento, palavra, sentimento, emoção, comportamento e atitude individual traz impacto e consequência para cada um de nós e para o planeta como um todo. Pode demorar, pode não ser evidente, pode mesmo ser difícil de correlacionar causa e efeito, mas o fato é que este fenômeno existe e a ciência já comprovou isto! Mas, por não acreditarmos neste fato, passamos a vida inteira lutando para conquistar espaço, recursos, glórias, bens materiais, reconhecimento, poder, respeito, admiração, fama e tudo que confirme nossa autoafirmação e superioridade sobre nossos semelhantes. Para alcançar este objetivo lançamos mão de todos os meios, sejam estes meios a violência, guerras, preconceito, sabotagem, mentiras, roubo, trapaça, manipulação, conquista pela força, competição violenta, desonestidade, desrespeito ao próximo e ao meio ambiente e aos reinos da natureza, ou seja FALTA DE ÉTICA! Os fins, não importam os meios, justificam tudo! E os meios são todas as formas de corrupção, nos seus vários matizes, pouco importando se conspiram ou não contra a vida! Podemos definir esta realidade com apenas uma palavra: INCONSCIÊNCIA!
4. CRENÇAS:• Somos nós mesmos, individual e coletivamente, que criamos esta realidade. Criamos com nossos pensamentos, sentimentos e emoções que determinam nossas ações e comportamentos. Fazemos isto consciente ou inconscientemente; • Nós somos, a um só tempo, os responsáveis e as vítimas de tudo que nos acontece; • Como somos nós que criamos as condições negativas da vida, então podemos criar condições positivas, desde que mudemos a natureza dos nossos pensamentos, sentimentos, emoções e atitudes; • No processo individual de autotransformação – ampliação da nossa consciência – automaticamente, criamos as condições para que todos se beneficiem das nossas conquistas pessoais; • O processo de autotransformação se inicia a qualquer momento e qualquer momento é o momento ideal para iniciar. Não há a exigência de nenhuma pré-condição além da vontade de querer mudar; • Quando um determinado número de indivíduos – a massa crítica – incorpora um determinado novo conceito ou paradigma, imediatamente este novo estado é incorporado pela totalidade da população.
5. OBJETIVO DO GRUPO: Contribuir para a transformação da Realidade atual por meio da ampliação da Consciência individual. Cabe enfatizar que nosso PROPÓSITO PESSOAL nada mais é do que ampliarmos nossa consciência ou, em outras palavras, nos tornarmos conscientes. E Ser Consciente é ser capaz de honrar, respeitar e defender – amar – toda manifestação de vida na sua singularidade específica.