De la Autoestima al Egoísmo – Autor: Jorge Bucay

Autor_Jorge Bucay

Comecei a ler o livro, De la autoestima al egoísmo, do psicanalista argentino Jorge Bucay, que hoje vive em Barcelona aonde edita a revista Mente Sana, cujo conteúdo versa sobre  temas da chamada Psicologia Positiva.

Mas voltando ao livro, em dado ponto, o autor refere-se ao cartunista também argentino, Juan Carlos Colombres, mas conhecido pelo pseudônimo de Landrú, que anos atrás publicava uma revista com suas “tirinhas” chamada Tia Vicenta, que por sinal foi proibida no período da ditadura militar.

Landrú, invariavelmente, costumava colocar a título de epígrafe, na capa da Tia Vicenta, uma frase, na maioria das vezes, brilhante. Uma delas dizia o seguinte:

“Quando você se ver num beco sem saída, não seja idiota, saia por onde entrou…”

Bem, esta frase permite muitas, muitas, interpretações e adaptações. Eu fico com a minha: se algo não deu certo, falhou, não adianta reclamar, chorar, espernear ou dar com a cabeça no muro, literalmente. É preferível procurar entender a causa do insucesso, assumir a responsabilidade, mudar o que tiver de ser mudado e, se ainda fizer sentido e for necessário, tentar de novo.

admin